segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mais RM


CUPIN, FUGA E KITE Encontro de gerações


FUGA, REBELDE, KIKO E FIAPO Antes de algum som acho que no Gresse Borges de Melo


RAPE


RATUS

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A seguir alguns integrantes que fizeram parte da história dos Rebeldes da Madrugada


BROKA


FUGA - PASTOR - PIRATA



CARLOS RM
Muitos nomes na 13 de Maio, Pontes Vieira e Aldeota década de 80


CRANK E KITE


CUPIN Na época também tinha muitos nomes no centro de Fortaleza, 13 de Maio, Av Universidade e João Pessoa junto de seu parceiro SECÃO entre outros.


ELVIS detonou muito na área da Aldeota anos 80


Esse dominava o final da década de 80 KITE RM


FIAPO tinha como parceiros REBELDE,FUGA E TATUI começo de 90


FORKA esse tinha um nome estiloso muitos nomes na João Pessoa e Av. Universidade


FUGA tinha muitos nomes na Av.Universidade, 13 de Maio, João Pessoa entre outros cantos de Fortaleza


Só os feras reunidos no aniversário de 40 anos do PASTOR um ícone da década de 80 tinha como parceira a pichadora ZANRLA(qual o seu paradeiro?), muitos nomes dos dois na Av. João Pessoa, Av. Universidade, 13 de Maio, entre várias avenidas na Aldeota


JOKA


KEST


Marcelin


Moisés Indio Velho grafiteiro RM


Reunião da RM na Praça da Messejana como nos velhos tempos REU, SAIMO VDM, PIRADO GDR, ZARA RM, PAPA, ABUTRE, CABELO, MARCELINHO, JOKA, YOGA, PIRATA E MORENO GU



PAI grande pichador da RM na década de 80



PANK RM representando lá em São Paulo


REBELDE fim da década de 80 e começo de 90 muitos nomes na área do Montese


ROBOS tinha muitos nomes na Av João Pessoa, Centro, Av.José Bastos entre outras.



SECÃO detonava muito na Av. Universiade, Centro, Av João Pessoa


TOLA detonava muito na década de 80 na Aldeota


TOLO


YOGA


ZARA muitos nomes na Av.Bezerra de Menezes, Av. Mister Hull descendo pro Icaraí.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

OS INTEGRANTES

ABUTRE RM


AGSTER RM



DANTOR RM


FALCÃO GDR KITE RM FUGA RM RAPE RM

 MAK RM KITE RM AGSTER RM RAMON GDR RAPE RM PAPA RM
 PAPA RM



PIRATA RM ELVIS FUGA RM CATATAL RM



PIRATA RM PASTOR RM (PARCEIRO DA ZANRLA) E RAPE RM


Galera da Geração 80 90 reunida os bons tempos voltaram só conversa boa.

 Rebeldes da Madrugada
 Encontro 80/90
Encontro de gerações RM 80/90

Praça Coração de Jesus (Parque das Crianças) Anos 80


Momentos de Rape RM nos anos 80

Rape cumprimentando a galera da RM Elvis, Catatal e Radical PAM
Rape sendo entrevistado
                     
A galera em ação para a entrevista


Logo após indo embora na época faziam o surf no onibus anos 80 Linha Circular.

sábado, 1 de novembro de 2014

BIOGRAFIA RAPE RM


BIOGRAFIA,  Jardel Elias. Vulgo  [.Rape  - RM.]
É um prazer iniciar este projeto no intuito de divulgar as melhores imagens e reportagens sobre á nossa gang, e entre essas e outras pois eu venho fala aqui sobre RAPE–RM que influenciou, incentivou e treinou pessoas com o estilo carioca os bairros da Messejana, onde morava seus avós e o bairro conjunto esperança com seu amigo Carioca(ER). No bairro Dionísio Torres, paralelamente, a pichação iniciou-se de forma autêntica, com a utilização do “ A” de Anarquia(PUNK), sem influência do estilo carioca, mas um estilo próprio de Fortaleza. Pichadores, ( Bacana, Edy, Sapo, Ska, Zangão, George, Catuka e Cabeça) já criavam fama nos muros onde passavam os ônibus CIRCULAR 1, CIRCULAR 2 E ANTÔNIO SALES. Também nesse bairro surgiu a galera das quadras com o Pirado, Pois É, Ravengar e Crânio que também não tiveram a influência do estilo carioca, mas um estilo próprio de letras.
Os pontos de encontros dos adolescentes eram nas feirinhas onde de forma natural houve o encontro com o Rape que influenciou a partir daquele momento todos os pichadores de fortaleza com o estilo que temos até hoje como letras estilizadas, a língua do pichador, organização das galeras através de letras e os desafios de subir nas marquises. Posso afirmar que sempre fomos (RAPE X RAPOSÂO) grandes rivais individuais porque queríamos ser o mais famoso da cidade, por isso ratifico que isso foi possível porque, no início, esses bairros tiveram influências diferentes no estilo e motivação de pichar. A partir da interação do RAPE, a pichação em fortaleza tomou outra dimensão, outro sentido, porém de forma gradual e pacífica.
A pichação em fortaleza sempre foi uma revolucionária ferramenta da juventude, que gritava e subia nas alturas para ser ouvida. Recentemente, foi divulgada uma pesquisa que mostrava que 63% dos recursos para a cultura eram destinados ao SUDESTE. Apenas 3% para o NORDESTE. É um absurdo essa influência sulista e a maior discrepância e preconceito com nossa cultura nordestina.... mais uma vez afirmo que a pichação em fortaleza nasceu, cresceu e se desenvolveu de forma autêntica em locais de fortaleza..... Houve influências, mas sem perder a identidade. Pois esta foi as palavra do [ RAPOSÃO ] escrito por ele.


APRESENTAÇÃO

Bom este artigo é apenas pra falar um pouco sobre o nosso trabalho, este grupo como todos já sabem foi criado com o objetivo de não deixar a nossa história acabar, e por isso sempre contamos com o apoio de vocês que nos acompanharam para fortalecer esse trabalho. O pioneiro REBELDE, que teve essa bela idéia desde o antigo ORKUT, desde então esse projeto foi abraçado por todos, entre eles KAKINHO, TAZ, BINNO, TONY, CHARLI, RAPOSÃO, NEGÃO, FOGADO E FUGA entre outros que apoiavam, esses foram os primeiros a colaborar com esse projeto, mas com o desuso do ORKUT este trabalho parou, e com a criação do FACEBOOK todos migraram pra cá, deixando o projeto um pouco parado. Eu FUGA-RM sempre apoiei este projeto apenas com vídeos e alguns registros. No FACEBOOK o primeiro a fazer um projeto para resgatar foi o AMEAÇA, que mantém até os dias atuais o seu grupo “GERAÇÃO DE OURO 80/90 Fortal- CE”, que faz um trabalho de divulgação de arquivos sobre a geração antiga, e para diálogo entre antigos pichadores, e é um portal parceiro ao nosso e que tem nosso total apoio. Em 2013 eu FUGA criei esse grupo com o apoio do DOIDO SA, para se dedicarmos a entrevistar pichadores antigos, divulgar registros, e com o objetivo principal resgatar a história, pois é de extrema importância para fortal, agora e, 2014 estou criando um blog que vai se chamar de BIOGRAFIADOXARPI.BLOGSPOT.COM e continuar o sonho de um dia esses registros sejam transformados em um livro ou um filme com o mesmo título, o que seria a maior conquista para a pichação de fortal, pois esse trabalho é feito com total dedicação e carinho para nós que fazemos esse grupo antes de ser lazer é uma paixão. Queria agradecer a todos os membros que participam desse grupo que comentam e que apoiam, este grupo foi feito especialmente para vocês pichadores e admiradores da pichação em especial aos colaboradores: FOGADO – TAZ FOX – RATO MP – DOIDO SA – KAKINHO GUP – TONY SF – AMEAÇA GDR – HENRIQUE COSTA E FIAPO RM.